• Humannum Liderança

Âncoras


Certas sensações podem atrapalhar alguns momentos de nossas vidas.


O medo, a insegurança e a raiva são algumas dessas sensações, às vezes, muito indesejadas por nós, pois muitas vezes elas acabam surgindo em momentos inapropriados.


Imagine-se em uma entrevista de emprego, por exemplo, ou em uma apresentação de um trabalho importante. Muitos de nós nos sentimos inseguros nesses momentos, com medo de não dar certo ou de sermos julgados por outros seres humanos e, por consequência disso, acabamos sofrendo por antecedência ou até mesmo nos paralisando frente a esses desafios e desistindo de realizar nossos sonhos e alcançar nossos objetivos.


O que muita gente não sabe é que nós mesmos, trabalhando junto com nossa própria mente e corpo, podemos driblar essas sensações inapropriadas e acessar recursos como coragem e segurança em qualquer momento que desejarmos.


Mas como isso é possível? Com o poder das Âncoras.


Você já conhece as famosas âncoras que prendem os navios no fundo do oceano e também já deve ter ouvido falar que elas são um símbolo de força, resistência e firmeza. Mas aqui estamos lidando com outro tipo de âncora: As âncoras mentais.


Esse tipo de Âncora é uma associação que se estabelece entre um estímulo e a resposta provocada, funciona como um tipo de gatilho mental. Esses estímulos podem ser visuais, auditivos, cinestésicos ou olfativos e gustativos (os cinco sentidos que são, para nós, as “portas da percepção” para o mundo exterior), e disparam um estado emocional no ser humano.


O processo de ancoragem pode ser consciente ou não, e ocorre através do qualquer estímulo interno ou externo, que se torna um gatilho e provoca uma resposta emocional, por exemplo: o cheiro de um bolo de chocolate recém-saído do forno pode trazer sensações de saudade ou tristeza para um indivíduo. O mesmo cheiro pode trazer sensações de alegria a um indivíduo diferente. Este processo de ancoragem é inconsciente. Um processo de ancoragem consciente pode ser válido para as mais diversas situações, e pode ser utilizado como forma positiva para todas as pessoas, pois podem acessas recursos “perdidos” dentro de nós, como coragem, alegria e etc. Neste processo a âncora precisa ser instalada pelo individuo.


As âncoras podem ser sons específicos, músicas, cheiros, toques físicos e etc, que podem causar sensações diferentes, positivas ou negativas, de acordo com a experiência de vida de cada um!


Se desejar aprender um pouco mais sobre as âncoras e como acioná-las a seu favor, não deixe de entrar em contato conosco.

99 visualizações

atendimento@humannum.com.br    (21) 3895-2360     Rio de Janeiro, RJ

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone LinkedIn
whatsapp-logo-1.png